Economia

Já falta combustível em vários postos do distrito

13 abr 2019 00:00

Ainda há locais com produto disponível, mas responsáveis não sabem quanto vai durar

ja-falta-combustivel-em-varios-postos-do-distrito-10148
Raquel de Sousa Silva

Vários postos de abastecimento do distrito já estão sem combustível, resultado da greve nacional dos motoristas de matérias perigosas.

No Intermarché da Gândara (Leiria), por exemplo, desde o início da tarde de hoje, terça-feira, que não é possível abastecer com gasóleo simples nem aditivado, nem com gasolina 95, por ruptura de stocks.

Entretanto, a VOST Portugal (Voluntários Digitais em Situações de Emergência) criou uma plataforma (janaodaparaabastecer.vost.pt) onde os automobilistas podem perceber os locais onde já não há combustíveis.

Às 17 horas, no distrito de Leiria, eram 13 os locais onde faltava gasóleo, gasolina ou ambos. Sendo que a plataforma é 'alimentada' com informação dos utilizadores, poderá haver lacunas.

Nos locais onde ainda há combustíveis, a afluência é muito maior do que o normal e as filas estendem-se já por vários metros. Para já, em Leiria, segundo foi possível apurar, ainda é possível abastecer, por exemplo, nos postos Galp (rotunda do MacDonald's, Porto Moniz, Continente e Vale Gracioso), BP (Nova Leiria) e Alves Bandeira (Marinheiros). Contudo, os responsáveis ouvidos não sabem indicar para quanto tempo mais haverá produto.

A greve dos motoristas de matérias perigosas começou às zero horas de segunda-feira, convocada pelo Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas por tempo indeterminado, para reivindicar o reconhecimento da categoria profissional específica.

O Governo avançou já com a requisição civil, que se inicia hoje e é válida nos três próximos dias, com o objectivo de obrigar os motoristas a cumprir os serviços mínimos, que não estarão a ser respeitados.