Sociedade

Isabel Gonçalves homenageada no Dia Internacional da Mulher

5 mar 2023 09:00

Fundadora da associação Mulher Século XXI

isabel-goncalves-homenageada-no-dia-internacional-da-mulher
Isabel Gonçalves
DR

A fundadora da associação Mulher Século XXI, Isabel Gonçalves, vai ser homenageada no próximo dia 8 de Março, numa iniciativa na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, a partir das 18 horas.

A iniciativa pretende reconhecer o percurso político, associativo, sindical e, acima de tudo voluntário, a favor dos mais desfavorecidos e das mulheres, que Isabel Gonçalves sempre defendeu, e também assinalar o Dia Internacional da Mulher, refere uma nota de imprensa do PS.

Isabel Gonçalves foi presidente das Mulheres Socialistas do distrito de Leiria e deputada da Assembleia Municipal durante três mandatos. Ao longo da sua vida pública teve uma voz interventiva na promoção dos direitos das mulheres e na igualdade de género.

Liderou um conjunto de actividades e iniciativas para sensibilizar e mobilizar a sociedade para a luta pelos direitos das mulheres, incluindo campanhas de consciencialização sobre a violência doméstica, eventos de debate sobre questões de género e a promoção da participação política das mulheres, lê-se ainda no comunicado.

Isabel Gonçalves foi membro do Conselho Consultivo da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, coordenadora da Comissão de Mulheres e membro do Secretariado Nacional da União Geral de Trabalhadores (UGT).

Fez ainda parte da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Leiria, tendo em 2010 sido eleita conselheira do Conselho Económico e Social em representação das Organizações Não Governamentais dos Direitos das Mulheres.

Esta iniciativa é uma organização conjunta da Estrutura Concelhia das Mulheres Socialistas, da Concelhia do Partido Socialista e da Juventude Socialista de Leiria.