Sociedade

Irene Pimentel dá conferência em Porto de Mós sobre a PIDE

29 mar 2023 10:20

A historiadora e investigadora é a convidada da segunda conferência do ciclo Ditadura e Democracia: Que História? Que Presente? Que Futuro?, que se realiza esta sexta-feira.

irene-pimentel-da-conferencia-em-porto-de-mos-sobre-a-pide
Irene Pimentel é a convidada da segunda conferência do ciclo sobre o 25 de Abril
DR

Controlo, vigilância e repressão: o caso da PIDE é o tema da conferência que a historiadora Irene Pimental dará, esta sexta-feira, da 31, em Porto de Mós.

A sessão realiza-se na Central das Artes, a partir das 21 horas, e integra o ciclo de conferências “Ditadura e Democracia: Que História? Que Presente? Que Futuro?”, que o município está a promover, integrado no programa das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril 2022-2024.

Doutorada em História Institucional e Política Contemporânea, Irene Pimentel é historiadora e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

O ciclo de conferências começou em Janeiro, com a participação do ex-ministo dos Negócios Estrangeiros Luís Amado. Entre os oradores já anunciados está o historiador José Pacheco Pereira, o antigo ministro Paulo Portas (CDS-PP), o politólogo e investigador António Costa Pinto e Maria Inácia Rezola, comissária executiva das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril,

Promovido pelo município, este ciclo de conferências visa “potenciar o debate esclarecido sobre estes temas fundamentais” e permitir à população “o contacto próximo e a partilha de conhecimento com investigadores reconhecidos no panorama nacional”.