Sociedade

IPLeiria já preencheu 82% das vagas mas tem dois cursos sem alunos

13 set 2018 00:00

Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha já ocupou 99,9% das vagas.

ipleiria-ja-preencheu-82-das-vagas-mas-tem-dois-cursos-sem-alunos-9231

Das 1.915 vagas que tinha disponíveis para a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, o Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) preencheu 1.566 (82%).

Estes dados representam um ligeiro decréscimo – menos 59 - no número de novos alunos colocados nesta fase em relação ao ano anterior, quebrando-se, assim, a tendência de crescimento que a instituição vinha registando nos últimos anos.

Apesar desta diminuição, o presidente do IP Leiria considera que os resultados da primeira fase “são globalmente positivos”. Em comunicado, Rui Pedrosa diz esperar que a “generalidade das vagas disponíveis” sejam preenchidas “nas restantes duas fases e nos concursos especiais”, manifestando-se convicto que a instituição irá “aumentar o número global de estudantes no ano lectivo de 2018/2019”.

De acordo com os resultados do concurso, metade das 52 licenciaturas do IP Leiria já preencheram a totalidades das vagas, com destaque para a Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), onde sobraram apenas 13 lugares para as fases seguintes, todos do curso de Programação e Produção Cultural.

As restantes oito licenciaturas desta escola já esgotaram as vagas, o mesmo acontecendo com sete cursos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), seis da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), três da Escola Superior de Saúde (ESSLei) e duas na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM).

Pela negativa, destacam-se as licenciaturas em Engenharia Alimentar, da ESTM, e de Engenharia Electrónica e de Computadores (regime pós-laboral) da ESTG que, nesta fase, não conseguiram colocar qualquer aluno.

Engenharia Civil, também da ESTG, apenas preencheu uma vaga, enquanto Engenharia da Energia e do Ambiente (ESTG) e Terapia da Fala (ESSLei) só atrairam, para já, três estudantes cada.

Os resultados do concurso de acesso ao ensino superior revelam ainda que 85% dos alunos colocados, nesta fase, no IP Leiria escolheram esta instituição como primeira opção.

Olhando para as notas, os dados indicam que o curso com a média d

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ