Sociedade

IPLeiria garante 1 milhão de euros para nove projectos

15 jun 2017 00:00

Investigação nas áreas da saúde e tecnologia.

ipleiria-garante-1-milhao-de-euros-para-nove-projectos-6615

O Instituto Politécnico de Leiria garantiu o financiamento de cerca de um milhão de euros para o desenvolvimento de nove projectos nas áreas da saúde e tecnologia. O instituto candidatou mais um projecto, que ainda se encontra em análise, sendo que a expectativa é que seja também aprovado.

O concurso lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia destinou-se à “dinamização da investigação científica e desenvolvimento tecnológico (ICDT) nos Institutos Politécnicos nacionais, e traduz-se agora num financiamento global para o Politécnico de Leiria de cerca de um milhão de euros (e 400 mil euros para os diferentes parceiros) para o desenvolvimento destes projectos, com duração de 18 meses”, adiantou o vice-presidente do IPLeiria, Rui Pedrosa.

Destes nove projectos aprovados, seis estão vocacionados para a saúde, “com forte componente tecnológica e multidisciplinar entre as áreas da saúde e engenharia (um deles entre a saúde e a gestão), dois dedicados à optimização de recursos energéticos e ambientais, e um dedicado à promoção da actividade económico-industrial da região”. O carotidómetro foi uma das candidaturas aprovadas.

Desenvolvido integralmente no IPLeiria, em colaboração com uma empresa parceira para o fabrico dos componentes, trata-se de um dispositivo médico portátil, que permitirá detectar precocemente sinais associados ao surgimento de diversas doenças metabólicas como a diabetes, obesidade e hipertensão, contribuindo assim para a sua prevenção.

Um programa de promoção de comportamentos saudáveis e prevenção de obesidade na adolescência, baseado na e-terapia, criando interfaces tecnológicos é outro dos projectos financiados.

Recorrendo a ferramentas tecnologias de informação e comunicação, o e-capacitar vai permitir personalizar os parâmetros da intervenção e agilizar os processos de monitorização e acompanhamento ao adolescente. Funcionará como um programa piloto, que será testado no Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.