Sociedade

Investimento de 582 mil euros amplia rede de saneamento em Pedrógão Grande

10 mar 2022 14:35

O presidente da Câmara considera que se trata de um "investimento importante na satisfação dos direitos humanos, na saúde, na qualidade de vida"

investimento-de-582-mil-euros-amplia-rede-de-saneamento-em-pedrogao-grande
Redacção/Agência Lusa

A rede de saneamento no concelho de Pedrógão Grande vai ser ampliada, investimento de 582 mil euros que vai possibilitar a cobertura de cerca de 64% da população, disse hoje o presidente da Câmara.

“É um investimento importante para o concelho dada a ampliação da rede de saneamento num total de 115 ramais, permitindo uma cobertura de cerca de 64% da população, ou seja, um acréscimo de 8%”, afirmou à agência Lusa António Lopes.

O concelho de Pedrógão Grande tem 3.391 habitantes, segundo os Censos 2021 do Instituto Nacional de Estatística.

Na sexta-feira, está prevista a consignação das empreitadas “Sistema de Derreadas (Lote A)” e “Sistema de Pinheiro Bordalo, Altardo, Graça, Casal dos Ferreiros e Casal Francisca (Lote C)”, entre a Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) e o adjudicatário.

De acordo com informação da Câmara, este lote do Sistema de Derreadas, com um prazo de execução de 120 dias, tem previstos 49 ramais domiciliários numa extensão de cerca de 1,12 quilómetros de rede. O custo é de 142 mil euros.

A segunda obra, numa extensão na ordem dos 3,5 quilómetros, contempla 66 ramais e duas estações elevatórias, tem um prazo de conclusão de 210 dias e um valor de 440 mil euros.

António Lopes salienta ainda tratar-se de um “investimento importante na satisfação dos direitos humanos, na saúde, na qualidade de vida e no desenvolvimento económico e social e ambiental”.

Criada em 2018 para gerir os serviços de abastecimento de água, de saneamento e resíduos sólidos, a APIN agrega 11 concelhos dos distritos de Coimbra e de Leiria, embora o de Penacova já tenha anunciado a intenção de abandonar o projecto.

Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande (do distrito de Leiria), Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penela, Vila Nova de Poiares e Penacova (do distrito de Coimbra) integram a empresa, constituída por capitais públicos.

O plano de investimento da APIN para os 11 municípios aderentes é superior a 40 milhões de euros.