Sociedade

Investigadores do Politécnico de Leiria vão contar segredos do mundo marinho

24 nov 2023 14:00

MARE promove dia aberto para comunicar e partilhar os avanços científicos desta área

investigadores-do-politecnico-de-leiria-vao-contar-segredos-do-mundo-marinho

O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, do Politécnico de Leiria, vai realizar um dia aberto para dar a conhecer os segredos do mar, agendado para o dia 24 de Novembro, no edifício CETEMARES, em Peniche.

Com uma investigação virada para as áreas da biotecnologia marinha, biologia marinha e aquacultura e dos recursos alimentares marinhos, o MARE "usa a complementaridade destas áreas para alavancar a inovação e potenciar a transferência de conhecimento para as empresas, o que permite a criação de pontes do mar para a sociedade", refere uma nota do Politécnico de Leiria.

Esta iniciativa, com o apoio da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche, procura dar a conhecer o edifício de investigação CETEMARES e é uma oportunidade única para explorar a infra-estrutura científica do edifício e descobrir os projectos de investigação que estão a ser desenvolvidos.

Durante todo o dia, os investigadores do MARE irão conduzir actividades interactivas, desvendar alguns segredos e revelar os mistérios do mundo marinho.

Os participantes terão oportunidade de descobrir as maravilhas dos oceanos, de se aventurar no mundo das algas e dos fungos marinhos e de ficar a conhecer alguma da biodiversidade da zona costeira da região.

Haverá também exposição de aquários e partilha de experiências de expedições oceanográficas e dos avanços nas ciências e tecnologias do mar.

Destinado aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, a iniciativa está também aberto a todos os curiosos que queiram visitar o CETEMARES.