Covid-19

Investigadores do Politécnico de Leiria estudam impacto da Covid-19 na prática desportiva

4 jun 2020 19:58

Questionário incide sobre a Covid-19 e a utilização de instalações desportivas em recinto fechado coberto.

investigadores-do-politecnico-de-leiria-estudam-impacto-da-covid-19-na-pratica-desportiva
Inquérito incide sobre a prática de actividade desportiva em recintos fechados, como ginásios.
Ricardo Graça

Analisar eventuais mudanças de hábitos comportamentais relacionadas com as práticas de actividade física e/ou desportiva devido à Covid-19 é o principal objectivo de um estudo que estudo que está a ser promovido por investigadores do Politécnico de Leiria.


O inquérito dirige-se a adultos que, antes da pandemia, praticavam desporto em instalações de recinto fechado (pavilhão, piscina ou ginásio), pelo menos uma vez por semana.


Exercício físico, como fitness, ou musculação, desporto federado como natação, basquetebol, powerlifting ou futsal, ou prática desportiva não federada são as actividades englobáveis neste inquérito, que pode ser respondido até ao dia 19 de Junho


Entre outros aspectos, o questionário procura avaliar o grau de preocupação dos praticantes na retoma da actividade física em espaços fechados ao nível do número de pessoas presentes nas instalações,m da qualidade do ar ou do toque em superfícies comuns. 


Os inquiridos são também questionados sobre já retomaram a prática desportiva nesses espaços e, se não fizeram, as razões para tal. 

O inquérito faz parte de um estudo desenvolvido por investigadores do Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) e do Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde (ciTechCare) do Politécnico de Leiria, que é coordenado pelo professor Rui Matos.