Sociedade

Investigadora de Leiria integra estudo para combater hepatite C

30 set 2017 00:00

Objectivo é definir um plano para eliminar a doença do País.

investigadora-de-leiria-integra-estudo-para-combater-hepatite-c-7216

Contribuir para a definição de um plano de acção de combate à hepatite C, que conduza à eliminação da doença em Portugal num futuro próximo, é o principal objectivo de um estudo de um grupo de investigadores do qual faz parte Judite Gonçalves, natural de Santa Catarina da Serra, Leiria.

“Eliminar a hepatite C em Portugal é um tema da ordem do dia, por isso montámos uma pequena equipa e com o apoio financeiro da Gilead Sciences partimos para identificar os obstáculos e propor soluções concretas para que Portugal possa alcançar esse objectivo”, explica a investigadora.

Lançado o debate, o que pretendem, para já, é que este estudo “culmine na implementação das medidas” propostas, “ou até outras que resultem desse debate público”. O estudo apresenta várias recomendações, como a prestação de cuidados de saúde na comunidade, por forma a promover a proximidade com o doente e a simplificação do percurso do mesmo até à cura.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
SAIBA COMO