Saúde

Investigador do Centro Hospitalar de Leiria premiado por investigação ao lúpus

15 jun 2021 14:02

Diogo Jesus abordou a doença reumática inflamatória, multissistémica

investigador-do-centro-hospitalar-de-leiria-premiado-por-investigacao-a-lupus
Diogo Jesus
DR

O assistente hospitalar de Reumatologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), Diogo Jesus, foi premiado pela investigação intitulada The SLE-DAS enables accurate and user-friendly definitions of remission and categories of lupus disease activity: Derivation and validation study in 1.190 SLE patients, no Congresso Europeu de Reumatologia.

O EULAR Congress 2021 decorreu entre 2 e 5 de Junho, online.

O estudo foi um dos seis trabalhos clínicos distinguidos, entre mais de três mil, e teve destaque na sessão plenária de abertura do encontro e na edição diária do jornal do evento, revela o CHL, em comunicado enviado à Redacção do JORNAL DE LEIRIA.

A investigação de Diogo Jesus aborda o Lúpus Eritematoso Sistémico (LES), uma doença reumática inflamatória, multissistémica, que pode envolver todos os sistemas de órgãos.

O seu tratamento deve ser ajustado de acordo com a intensidade de actividade da doença e ter como objectivo a remissão.

O grupo de trabalho de Diogo Jesus desenvolveu e publicou um novo índice de avaliação da actividade do lúpus, o SLE-DAS (Systemic Lupus Erythematosus Disease Activity Score), com maior acuidade na mensuração da actividade do lúpus. Diogo Jesus, que é doutorando em Medicina, destaca que, “no trabalho agora premiado, demonstrámos que o SLE-DAS tem uma elevada performance para identificar doentes com lúpus em remissão e nas diferentes categorias de actividade de doença”.

Actualmente, as definições de remissão e de actividade de doença são maioritariamente baseadas no Systemic Lupus Erythematosus Disease Activity Index 2000 (SLEDAI-2K), o índice de actividade mais utilizado na prática clínica e ensaios clínicos.

Contudo, o SLEDAI-2K apresenta limitações importantes: não inclui manifestações clínicas relevantes como o envolvimento pulmonar, gastrointestinal ou a anemia hemolítica, e os seus itens são pontuados de forma dicotómica, como presentes/ausentes, não permitindo avaliar melhorias ou agravamentos parciais dentro de cada item.