Saúde

Investigador de Porto de Mós participa em estudo para o tratamento da doença de Machado-Joseph

18 nov 2021 11:17

Patrick Silva é investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra

investigador-de-porto-de-mos-participa-em-estudo-para-o-tratamento-da-doenca-de-machado-joseph
Patrick Silva é natural do concelho de Porto de Mós
DR
Jacinto Silva Duro

Patrick Silva, natural do concelho de Porto de Mós, é um dos investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) que pode ter aberto a porta a mais uma etapa na busca por um tratamento eficaz da doença de Machado-Joseph.

Embora rara, esta patologia afecta milhares de pessoas em todo o mundo, muitas delas de ascendência portuguesa.

Os pesquisadores determinaram que a carbamazepina, fármaco utilizado no tratamento da epilepsia, pode também ajudar nesta doença neurodegenerativa, ainda sem cura, que provoca problemas na marcha, no equilíbrio, na fala, na deglutição, nos movimentos oculares, no sono e, eventualmente, a morte.

Patrick Silva, 27 anos, natural da Tremoceira, é doutorando na Universidade de Coimbra, investigador no CNC-UC, tendo-se formado em Farmácia Biomédica, no mesmo estabelecimento de ensino superior.

“Um dos mecanismos da doença, que afectam os doentes, é a concentração de uma proteína ‘mutante’ nos neurónios”, explica o jovem.

Este processo leva à morte destas células nervosas no cerebelo.

“Em traços largos, o que estudámos foi a eliminação dessa proteína acumulada, com o emprego da carbamazepina, fármaco aprovado para outras indicações patológicas, incluindo a epilepsia.”

O composto químico acciona a autofagia, um mecanismo através do qual a célula degrada e recicla organelos e moléculas disfuncionais, permite que esta continue a ser viável, eliminando a proteína “mutante”.

Verificar a validade desta teoria foi a que se propôs o estudo coordenado por Luís Pereira de Almeida, docente da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e investigador principal do CNC-UC, e por Ana Ferreira, do CNC-UC. 

Luís Pereira de Almeida e Ana Ferreira, do CNC-UC

 

A conclusão desta investigação, realizada em modelos in vitro e in vivo da doença, já se encontra publicado na revista científica Neuropathology and Applied Neurobiology.

Segundo um comunicado da Universidade de Coimbra, a equipa resolveu testar  a carbamazepina após ter percebido, “numa investigação anterior, que a via da autofagia está desregulada na doença de Machado-Joseph, o que significa que a proteína mutante não é elimi

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ