Sociedade

Investigada ampliação de pedreira que terá destruído campo de lapiás na Serra de Sicó

18 mar 2021 11:39

Denúncia de “actos ilícitos” relativos a actividade de pedreira localizada na freguesia de Vila Cã, Pombal.

investigada-ampliacao-de-pedreira-que-tera-destruido-campo-de-lapias-na-serra-de-sico
Denúncia do GPS dá conta da destruição de coberto vegetal em REN e Rede Natura
GPS
Maria Anabela Silva

A GNR está, em conjunto com outras entidades, a investigar alegadas irregularidades ocorridas na Serra de Sicó, na sequência de uma denúncia recebida através da Linha SOS Ambiente. Em causa está uma queixa que dá conta da ampliação “ilegal” de uma pedreira, localizada na freguesia de Vila Cã, concelho de Pombal.

Segundo o Grupo de Protecção Sicó (GPS), essa intervenção terá provocado “a destruição de campos de lapiás [formação típica de relevos cársticos], rochas nuas calcárias (habitats prioritários) e de várias espécies de flora” em zona de Rede Natura 2000 (Sítio Sicó-Alvaiázere).

De acordo com a denúncia feita pelo GPS, organização não-governamental atenta às questões ambientais na Serra de Sicó, houve “destruição de coberto vegetal, aterros e desaterros” em área de Reserva Ecológica Nacional (REN) de “máxima recarga de aquíferos” e de Rede Natura, “sem autorização das entidades competentes”.

“Consideramos que há ali a prática de várias contra-ordenações ambientais, com violação quer da REN quer da Rede Natura”, alega Hugo Neves, da Comissão de Ambiente do GPS, contando que a organização teve conhecimento da situação através de praticantes de BTT que deram também nota da “destruição de um caminho público ancestral” existente no local.

A queixa enviada pela organização ambientalista a várias entidades, a que o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, refere que os actos “ilícitos” denunciados ocorreram “fora dos limites da área licenciada” e do plano de lavra da pedreira e que tiveram lugar em du

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ