Sociedade

Investigação sobre metabolismo celular vale prémio a Nuno Neto

21 set 2019 00:00

Jovem da Marinha Grande é investigador no Trinity College Dublin, na Irlanda.

investigacao-sobre-metabolismo-celular-vale-premio-a-nuno-neto-10680
Maria Anabela Silva

Natural da Marinha Grande, Nuno Neto sempre quis trabalhar em áreas com aplicação médica. Pelo que, foi com naturalidade que, após concluir a licenciatura em Biologia Celular e Molecular e o mestrado em Bioengenharia e Nanossistemas, procurou projectos de investigação que pudessem responder a essa expectativa.

Acabou por se candidatar a uma bolsa de doutoramento no Trinity College Dublin, a universidade mais antiga da Irlanda. Foi aceite e está a fazer investigação na área do metabolismo celular, trabalho que já lhe valeu o prémio de melhor investigador em fase inicial de carreira na Conferência de Bioengenharia da Irlanda.

“Estudo a forma como as células e o seu metabolismo respondem a estímulos como infecções bacterianas ou virais ou como o metabolismo delas foi modificado devido a uma mutação genética ou devido a uma doença”, explica Nuno Neto. O jovem, de 27 anos, sublinha a importância desta área de investigação na compreensão de doenças como o cancro, diabetes, obesidade, alzheimer ou parkison, patologias que “apresentam células com estados metabólicos alterados”.

A investigação nesta área “tem vindo a crescer, de modo a compreender o que causou a alteração metabólica nas células afectadas”, acrescenta Nuno Neto, referindo que essa mutação pode resultar de vários factores, nomeadamente, “erros no ADN que tenham surgido de forma hereditária, por comportamentos de risco, factores ambientais, infecções virais ou bacterianas”.

“A resposta das células a estas condi&cc

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ