Sociedade

Rua Mouzinho de Albuquerque reabre com mais espaço para os peões

9 ago 2023 09:00

Consignada em Junho de 2022, esta foi uma obra com um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros, financiados a 85% por fundos comunitários.

intervencao-na-rua-mouzinho-de-albuquerque-concluida-cerca-de-um-ano-depois

A intervenção na Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque e zona envolvente chegou ao fim, cerca de um ano de trabalhos. “Acreditamos que o centro histórico da nossa cidade está agora ainda mais atractivo, mais apelativo à convivência e à circulação e mais direccionado para as pessoas, o que permite que possa ser verdadeiramente vivido e apreciado por moradores, comerciantes e visitantes”, afirma Ricardo Gomes, vereador das Obras Municipais, citado numa nota de imprensa da Câmara de Leiria.

Esta requalificação incluiu intervenções na Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, na Rua de São Francisco (poente), Rua Coronel Teles Sampaio Rio e o Beco de São Francisco, tendo como grande objectivo "devolver o centro da cidade à população, através da criação de melhores condições de conforto e de segurança".

A prioridade é dada prioridade à circulação pedonal e à permanência de pessoas. Assim, acredita a autarquia, será possível "contribuir para o desenvolvimento de actividades económicas e comerciais e para uma maior vitalidade e atractividade do centro histórico, meta que se pretende ver atingida também com a redução das emissões de carbono, servindo de incentivo à reabilitação do edificado mais degradado".

Ricardo Gomes acrescenta ainda que “apesar da complexidade desta intervenção, foi possível executar a obra sem atrasos significativos e sem derrapagens”.

O autarca agradece também “a comunicação, a compreensão e a colaboração dos cidadãos", que foram "fundamentais para o cumprimento dos prazos definidos para cada uma das fases da obra”.

Segundo o Município de Leiria, os trabalhos incluíram a "requalificação das infra-estruturas enterradas, que se encontravam obsoletas e desadequadas, o reordenamento do trânsito, através da sobrelevação do piso e da redução para uma via de circulação na Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque e na Rua de São Francisco, a construção de lugares de estacionamento, (incluindo cargas e descargas), o reforço da iluminação pública, o alargamento de passeios, a eliminação de barreiras arquitectónicas, mais arborização e mais uma ilha ecológica instalada na Rua Coronel Teles Sampaio Rio".

Consignada em Junho de 2022, esta foi uma obra com um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros, financiados a 85% por fundos comunitários.