Economia

Insolvências descem 24% no primeiro semestre deste ano

21 jul 2016 00:00

Entre Janeiro e Junho deste ano, as insolvências registaram em Portugal uma redução de 24% face ao período homólogo. A criação de novas empresas também caiu, baixando 4%

insolvencias-descem-24-no-primeiro-semestre-deste-ano-4659
Maria Anabela Silva

Nos primeiros seis meses deste ano, o número de insolvências em Portugal desceu 24% face a igual período de 2015, com os tribunais a decretarem essa sentença para 1.811 empresas. A constituição de novas entidades empresariais também registou uma descida, na ordem dos 4%.

De acordo com dados divulgados na semana passada pela consultora Informa D&B, nos últimos seis meses foram criadas 20.377 empresas, ou seja, menos 845 do que em igual período de 2015.

O distrito acompanha a tendência nacional, com uma quebra de 5,6% na constituição de empresas e uma descida de 21% nas insolvências.

“É natural que, se há uma quebra no investimento, em resultado da muita incerteza que vivemos actualmente, se registe uma quebra na constituição de novas empresas. Isto, apesar dos esforços do Governo através de iniciativas como aquelas que foram anunciadas na semana passada, com a criação de linhas de crédito para empresas”, diz Eduardo Louro.

O economista também não se manifesta surpreendido com a redução das insolvências.

“Com as empresas que já ficaram pelo caminho, é normal que agora sejam menos aquelas que entram em insolvência, um processo que, em Portugal, é sempre muito no limite e que se arrasta por muito tempo, por efeito do ordenamento jurídico e da própria estrutura das empresas, que vão lutando e lutando contra essa situação.”

No seu último barómetro referente à constituição e dissolução de empresas em Portugal, a consultora Informa D&B nota que as insolvências “são o fenómeno com uma tendência mais clara”, mantendo o comportamento de descida que se verifica “desde 2013”, com essa redução a verificar- se “em quase todos os sectores e em mais de dois terços dos distritos”.

A excepção foram a agricultura, pecuária e pesca e as actividades financeiras, as únicas áreas onde, nos primeiros seis meses deste ano, aumentaram as insolvências.

Analisando a criação de novas empresas por área de negócio, o destaque vai para o alojamento e restauração, que continua a liderar, seguido da construção e do imobiliário.

Este último sector é, aliás, aquele com maior crescimento na criação de novas entidades empresariais. Segundo dados do barómetro da Informa D&B, no primeiro semestre deste ano foram constituídas em Portugal 1.452 empresas do ramo imobiliário, o que, comparado com igual período do ano passado, representa um aumento de 31%.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo