Viver

Inscrições abertas. Prémio Villa Portela vale 2 mil euros

27 mai 2022 11:00

Iniciativa junta município de Leiria, Cepae, Politécnico de Leiria e Adlei

inscricoes-abertas-premio-villa-portela-vale-2-mil-euros

É uma iniciativa de Ricardo Charters D’Azevedo para homenagear os antepassados que viveram na propriedade baptizada como Villa Portela. Pretende incentivar o conhecimento sobre o património do distrito de Leiria e concelho de Ourém. Até 31 de Julho, estão abertas as inscrições para o Prémio Villa Portela 2022, que vale 2 mil euros para a investigação seleccionada pelo júri.

Podem candidatar-se os autores, cidadãos nacionais ou estrangeiros, que nunca tenham publicado sobre a história e o património da região.

O regulamento encontra-se disponível aqui, no site da câmara de Leiria.

De carácter bienal, o Prémio Villa Portela encontra-se na sexta edição. O último vencedor foi José Manuel Gonçalves, com a obra Pinhal do Rei, Casas de Guarda e outros Edifícios Florestais.

Logo na primeira edição, em 2011, foi distinguido Joel da Costa Correia, pelo trabalho Leiria: Evolução do Espaço Urbano da Cidade Moderna (1926 – 1974), entretanto editado pela Gradiva.

Seguiram-se As Aparições de Fátima e o seu Impacto Local (1917 – 1927). Leitura Histórico-Teológica a partir do Semanário O Mensageiro, de Luís Miguel Ferraz, em 2013, Território da Urbanização Extensiva – Processos, Lógicas e Formas de Transformação Urbana em Leiria, de Ana Filipa Pinhal, em 2016, e Arthur d’Oliveira Santos. O Percurso da Vida de um Idealista Republicano (1884 – 1955), de José Manuel Poças das Neves, em 2018.

O Prémio Villa Portela conta com a parceria do município de Leiria, Cepae – Centro do Património da Estremadura, Politécnico de Leiria e Adlei – Associação para o Desenvolvimento de Leiria.