Sociedade

Iniciativa Liberal promove debate sobre ferrovia, habitação e educação em Leiria 

11 set 2023 11:00

Organizada pelo núcleo local da IL, a conferência Leiria Mais Liberal realiza-se este sábado, dia 16, no Teatro Miguel Franco.

iniciativa-liberal-promove-debate-sobre-ferrovia-habitacao-e-educacao-em-leiria
Ferrovia é um dos temas em debate nesta conferência
Ricardo Graça

Ferrovia, mobilidade social, educação e habitação serão os temas em debate na conferência Leiria Mais Liberal, que a Iniciativa Liberal (IL) vai organizar, este sábado, dia 16, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

A abertura dos trabalhos será às 10 horas, com intervenção online do presidente da IL, Rui Rocha. Segue-se um painel subordinado ao tema "Como resolver a crise da habitação", para o qual estão convidados Rafael Parreira, solicitador, investidor imobiliário e docente do Politécnico de Leiria; Mauro Santos, consultor no sector imobiliário; e Mariana Leitão, chefe de gabinete do Grupo Parlamentar IL na Assembleia da República.

Ainda durante a manhã, haverá um debate sobre educação e recuperação de aprendizagens. Os oradores convidados são Mário Amorim Lopes, professor e investigador na Universidade do Porto e consultor de empresas; Bruno Mourão Martins, gestor e membro da Comissão Executiva da IL; e Bruno Monteiro, docente no Instituto Educativo do Juncal (Porto de Mós).

Da parte da tarde, os trabalhos recomeçam pelas 15 horas, com um debate em torno da ferrovia, acessibilidades e transportes colectivos, com a presença de Tiago Gonçalves, especialista na área da mobilidade e transportes. Gonçalo Levy Cordeiro, assessor Grupo Parlamentar IL na Assembleia da República, e Miguel Silvestre, gestor, são outros dos intervenientes.

A conferência termina com um debate subordinado ao tema "Activar a mobilidade social pela produtividade e salário", com intervenções de André Abrantes do Amaral, advogado e membro da Comissão Executiva IL); de Sérgio Guerreiro, tax consultant e colunista no Público e Observador; e de João Machado, economista e gestor de empresas.

[Notícia alterada às 12:05 horas, com o novo horário dos painéis, na sequência da alteração do programa comunicada pela organização]