Sociedade

Iniciativa Liberal faz convenção nacional em Pombal 

6 dez 2019 18:17

Durante a convenção, marcada para este domingo, dia 8, será eleito o novo líder do partido.

iniciativa-liberal-faz-convencao-nacional-em-pombal
O deputado João Cotrim Figueiredo é candidato único à liderança do partido
DR


Pombal é a cidade escolhida pelo Iniciativa Liberal para a realização da  III Convenção Nacional do  partido. O encontro terá lugar este domingo, dia 8, no auditório da Biblioteca Municipal de Pombal, com o início dos trabalhos marcado para as 10:30 horas. 

Nesta convenção será eleita a nova Comissão Executiva do Iniciativa Liberal e o sucessor de Carlos Guimarães Pinto, que, em Outubro, deixou a liderança do partido. O deputado João Cotrim Figueiredo encabeça a lista única àquela comissão, com a moção de estratégia global "Juntos a liberalizar”. 

Para além da eleição da Comissão Executiva, a Convenção Nacional, para a qual estão inscritos 230 membros, irá ainda preencher os lugares vagos no Conselho Nacional e no Conselho de Jurisdição. Em comunicado, o Iniciativa Liberal adianta que foram apresentadas 22 candidaturas individuais para seis vagas no Conselho Nacional e uma para o lugar que está em aberto no Conselho de Jurisdição. 

Segundo o regimento da Convenção, as eleições dos órgãos nacionais do partido realizam-se por voto directo, pessoal e secreto, devendo os membros votar, no caso do Conselho Nacional e do Conselho de Jurisdição, até ao número de candidatos suficiente para preencher as vagas disponíveis.

Fundado em Setembro de 2016, o Iniciativa Liberal concorreu pela primeira vez a eleições nas Europeias realizadas em Maio último. Nas legislativas de Outubro, o partido conseguiu eleger um deputado à Assembleia da República, João Cotrim Figueiredo.