Covid-19

Iniciativa Aconchegar oferece 15 camas elétricas ao Centro Hospitalar de Leiria para doentes Covid-19

23 jan 2021 15:10

Camas equipam uma nova unidade de cuidados intermédios no Hospital de Santo André

iniciativa-aconchegar-oferece-15-camas-eletricas-ao-centro-hospitalar-de-leiria-para-doentes-covid-19

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebeu esta manhã, 23 de Janeiro, 15 camas eléctricas oferecidas pela iniciativa Aconchegar, que permitem equipar uma nova unidade de cuidados intermédios (nível II) no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, dedicada ao tratamento de doentes Covid-19.

A nova unidade já está a ser instalada na actual área laranja do Serviço de Urgência Geral do HSA e fica em funcionamento ainda hoje.

"Em resposta a um pedido de ajuda formulado esta quinta-feira, dia 21 de Janeiro, conseguimos mobilizar em tempo recorde 15 camas eléctricas, 15 colchões e 30 guardas metálicas para entregar ao HSA", salienta Nuno Miguel Guerra, porta-voz da iniciativa Aconchegar.

"Um obrigado especial também ao Comando Operacional Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Leiria e ao CODIS de Braga, pela imediata colaboração no transporte urgente dos equipamentos, no sentido de operacionalizar a estrutura o mais rapidamente possível. Juntos somos mais fortes."

O projecto Aconchegar nasceu como resposta à necessidade de levar conforto a quem mais precisa, é coordenado pela Fundação São João de Deus e pelo Chapter Português da International Association of Microsoft Channel Partners (associação de parceiros Microsoft em Portugal), contando com o apoio de um número alargado de embaixadores do sector empresarial e da sociedade civil que, sem interesses empresariais, políticos ou religiosos, contribuem para o sucesso da iniciativa.

O objectivo do projecto é ajudar a equipar Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR) e hospitais, através da aquisição e doação de equipamentos necessários ao reforço da capacidade de internamento destas estruturas, nomeadamente com a aquisição de camas articuladas manuais e eléctricas, guardas metálicas e colchões anti-escaras.

"Estamos muito gratos com a prontidão de resposta e com esta oferta da Iniciativa Aconchegar, que possibilita aumentar a nossa capacidade ao nível dos cuidados intermédios para doentes Covid-19, tão necessária no atual período de pressão em que vivemos", diz Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL.

"Reconhecemos e louvamos a importância destas iniciativas solidárias da sociedade civil, que nos ajudam a manter a prestação adequada de cuidados
de saúde."