Sociedade

Infraestruturas de Portugal corta dezenas de árvores em Leiria

20 nov 2020 12:00

Prometida a plantação de espécies autóctones ao longo da EN109.

infraestruturas-de-portugal-corta-dezenas-de-arvores-em-leiria
Pinheiros e eucaliptos cortados deverão ser substituídos por espécies autóctones
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

A Infraestruturas de Portugal (IP) procedeu, na semana passada, ao corte de cerca de 50 árvores (pinheiros bravos e eucaliptos), algumas de grande porte, que se encontravam junto à EN109 na zona dos Marrazes, em Leiria. A empresa pública justifica o abate com questões de segurança e promete substituir os exemplares com a plantação de outras árvores, recorrendo a espécies autóctones, como medronheiros e carvalhos.

Em resposta ao JORNAL DE LEIRIA, a IP esclarece que as árvores cortadas tinham já “grande porte” e encontravam-se “em talude de escavação da via e com potencial risco de queda em virtude da sua inclinação, quer para a estrada nacional, quer para a via municipal paralela, pondo em causa a segurança da circulação rodoviária e pedonal”.

A empresa adianta que os exemplares em causa “serão substituídos por outras espécies como medronheiros e carvalhos, a plantar neste mesmo troço da EN109”, e assegura que “este abate foi antecedido de uma rigorosa avaliação, realizada por técnicos especializados, que identificaram as necessidades de intervenção”.

A IP explica que o tipo de avaliação efectuada tem em conta “critérios relacionados com as caracterí

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ