Economia

Indústrias apreensivas com fim dos apoios no consumo de gás

4 jun 2023 09:32

Empresários da cerâmica e do vidro dizem ainda sentir os impactos da subida de custos da energia

industrias-apreensivas-com-fim-dos-apoios-no-consumo-de-gas
Empresários temem perder competitividade
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

Deverá ter fim à vista o programa da Agência para a Competitividade e Inovação para apoiar a factura energética das indústrias consumidoras de gás natural, que desde o ano passado atribuiu cerca de 85 milhões de euros em subsídios a empresas de vários sectores.

Segundo notícia avançada pelo Público, “embora o valor dos apoios pagos ainda esteja longe dos 235 milhões de euros de dotação total”, afecta à globalidade das modalidades do Apoiar Indústrias Intensivas em Gás, “o Governo entende que já não se justificam mais subsídios”.

Àquele jornal, fonte oficial do Ministério da Economia e do Mar adiantou que, depois de 30 de Junho, quando termina o prazo do aviso que está em vigor, “não está previsto abrir novos avisos, tendo em conta a forte descida do preço do gás nos últimos meses”. Contudo, empresários de indústrias de vidro e de cerâmica, altamente consumidoras de gás, manifestam apreensão com o fim dos apoios, numa altura em que ainda sentem os impactos da subida de custos da energia.

Hermenegildo Santos é sócio- gerente da Vidrexport, empresa da Marinha Grande, que se dedica à produção automatizada de garrafas, mantendo também activa, em menor escala, a produção manual de artigos em vidro. O empresário salienta o enorme peso que os custos da energia, incluindo o gás, têm nesta actividade, razão pela qual deveriam manter-se os apoios

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ