Economia

Indumape vai produzir sumo concentrado de maça biológica

19 jan 2019 00:00

Criada em 2007, a empresa exporta 70% da sua produção, sobretudo para países europeus

indumape-vai-produzir-sumo-concentrado-de-maca-biologica-9723
Raquel de Sousa Silva

A Indumape, empresa de Pombal que produz sumos concentrados de fruta, recebeu recentemente o Prémio Millennium Horizontes, na categoria Portugal 2020.

Para isso, terá contribuído o facto de ter em curso vários projectos apoiados por este quadro, acredita Oswaldo Trabulo.

Ao JORNAL DE LEIRIA, o director-geral explicou que um dos projectos apoiados pelo Portugal 2020 é a plantação de um pomar de maçã biológica, no Tramagal, localidade onde a empresa já plantou um primeiro pomar (investimento de 700 mil euros), há cerca de três anos.

“Queremos produzir concentrado de maçã biológica, é um mercado em crescimento, e para isso precisamos de matéria prima”, sublinha o responsável, que acredita que em 2020 haverá já uma quantidade suficiente de maçã para começar a produzir concentrado de sumo.

Outro dos projectos apoiados pelo Portugal 2020 é um consórcio com a Universidade de Aveiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Politécnico de Aveiro e outra empresa, com vista à investigação e desenvolvimento de um novo produto à base de baga de sabugueiro.

O investimento total ronda os 500 mil euros, cabendo à Indumape, líder do consórcio, metade desse valor, revela Oswaldo Trabulo.

A empresa de Pombal tem igualmente em curso (praticamente em fase de conclusão), um projecto de internacionalização, cujo investimento ronda os 300 mil euros, com o intuito de aumentar as exportações, por via do desenvolvimento de novos mercados, nomeadamente no Norte de África, Médio Oriente e Norte da Europa.

Actualmente, a Indumape exporta cerca de 70% da sua produção, sobretudo para Alemanha, Holanda, França, Áustria e Espanha. Criada em 2007, a empresa produz concentrado de maçã, de uva, de pera rocha, de baga de sabugueiro e, desde esta campanha, de

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ