Sociedade

Incêndios consumiram 731 hectares em Leiria

15 dez 2023 15:04

Mais de metade destas ocorrências foi registada na freguesia da Caranguejeira

incendios-consumiram-731-hectares-em-leiria
A freguesia da Caranguejeira foi a mais fustigada este ano pelos incêndios
Rui Miguel Pedrosa/Arquivo

Os incêndios registados este ano consumiram uma área de 731 hectares no concelho de Leiria, revelou, esta terça-feira, o vereador Luís Lopes, numa reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil.

Segundo uma nota de imprensa da autarquia, este número diz respeito a apenas ao território ardido no município, já que de todas as ocorrências com início no concelho de Leiria traduziu-se num total de 1.055 hectares ardidos.

Treze (entre 70) incêndios foram responsáveis pela maior área ardida, sendo que mais de metade destas ocorrências foi registada na freguesia da Caranguejeira (sete), informa a autarquia.

Luís Lopes destacou “a capacidade de coordenação e disponibilidade de todos os agentes de protecção civil e entidades com dever de cooperação, que contribuíram para minimizar as consequências dos incêndios rurais num ano em que a severidade meteorológica foi acima da média do último decénio.”

As causas intencionais e negligentes continuam a ser a principal origem dos incêndios, sendo de "destacar os actos de vandalismo, as acções de incendiarismo intencional e fumar em meio rural, que levaram à destruição principalmente de eucaliptos e de pinheiros-bravos".

Em comparação com o ano passado, 2023 registou quase o mesmo número de ocorrências, mas apenas pouco mais de um terço da área ardida.

O vereador realçou ainda a "disponibilidade institucional e dos operacionais e o envolvimento das Unidades Locais de Proteção Civil", considerando ser "necessário apostar mais em acções de informação e de sensibilização à população".