Sociedade

Incêndio no Arrabal está em resolução

17 jul 2020 21:40

Presidente da Câmara de Leiria apela aos cuidados a ter com as altas temperaturas

Incêndio no Arrabal deflagrou esta tarde
Incêndio no Arrabal deflagrou esta tarde
Ricardo Graça
Incêndio no Arrabal deflagrou esta tarde
Incêndio no Arrabal deflagrou esta tarde

O incêndio que se iniciou esta tarde na freguesia do Arrabal, no concelho de Leiria, está “90% em resolução”, devendo estar concluído dentro de uma hora, disse o comandante das operações, Elísio Pereira.

Duarte a tarde, a mudança de vento fez temer que algumas casas pudessem ficar em risco, o que não se veio a verificar.

“O incêndio arranca com muita violência. Foram projectados muitos meios no teatro de operações e rapidamente conseguimos debelar a situação”, acrescenta, fazendo o ponto da situação no porto de comando.

Segundo Elísio Pereira, a “orografia” do terreno foi a situação mais complicada, “tendo em conta a vegetação que estava algo densa”.

“Quando se conseguiu posicionar os meios, conseguiu-se resolver a situação com alguma facilidade”, sublinhou.

O comandante informou ainda que estiveram no combate ao incêndio 240 bombeiros, apoiados por 60 veículos, seis meios aéreos, dos quais “quatro de asa fixa, um de ataque inicial e um de ataque ampliado”.

No teatro de operações estiveram ainda 16 militares da GNR, assim como 11 escuteiros, representantes da Segurança Social, Juntas de Freguesia de Chainça, Santa Catarina da Serra e Arrabal e o presidente e vice-presidente do Município de Leiria.

Os meios aéreos já recolheram, estando, neste momento, os “meios terretres a acabar o resto que está a arder”.

“Temos os meios em todo o perímetro a consolidar as acções de rescaldo. Daqui a algumas horas os meios de mais longe começam a ser desmobilizados”, informou ainda Elísio Pereira.

O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, deixou um apelo à população para as altas temperaturas previstas para o fim-de-semana.

“Fazia um apelo muito grande, para que nas próximas horas, em especial sábado e domingo não, haja nenhum tipo de atividade rural e que respeitem o clima perigoso que se vai fazer sentir neste país”, disse Gonçalo Lopes, ao lembrar o incêndio de outubro de 2017, que “derreteu o Pinhal de Leiria”.

O autarca alerta que não quer “que isso volte a acontecer em nenhum ponto do país”.

“Aquilo que aconteceu hoje foi uma resposta rápida de meios aéreos e humanos e conseguiu-se controlar em poucas horas aquilo que poderia ser uma situação perigosa. Como sabemos, a temperatura vai estar alta e era muito importante que houvesse um sentimento de prevenção de todos”, reforçou.

Gonçalo Lopes advertiu ainda que se houvesse “vários incêndios dispersos pelo país, se calhar a resposta não teria sido tão rápida e tão eficaz como aconteceu hoje”.

Veja Também