Sociedade

Incêndio em Olho Marinho na fase de rescaldo (actualizada)

5 set 2021 16:22

Considerado extinto pelas 19:23 horas

incendio-em-olho-marinho-na-fase-de-rescaldo-actualizada
Dezenas de bombeiros activados na primeira resposta à ocorrência de Olho Marinho
Arquivo

O incêndio em povoamento florestal, na zona de Casais da Arruda, Olho Marinho, Óbidos, que este domingo chegou a mobilizar meios aéreos para combater as chamas, encontrava-se, ao início da noite, em fase de rescaldo.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, o alerta surgiu às 15:50 horas e pelas 19:23 horas o incêndio foi declarado extinto.

Na resposta a esta ocorrência, além de dois meios aéreos, foram mobilizados 85 operacionais e 21 viaturas, números que subiram, entretanto, para três meios aéreos, 103 operacionais e 25 viaturas (às 16:35 horas).

Setenta e sete municípios em nove distritos, localizados no interior do Norte e do Centro e no Algarve, apresentaram hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Foi o caso de Pombal, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Alvaiázere, Castanheira de Pera, Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós (todos no distrito de Leiria) e de Ourém (no distrito de Santarém).

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

* Notícia actualizada às 20:10 horas