Sociedade

Incêndio do Arrabal aproxima-se dos Cardosos, Caldelas e Pereiras (ACTUALIZADA)

7 ago 2023 16:36

Chamas aproximam-se das localidades de Cardosos, Caldelas e Pereiras e está próximo de habitações, indústrias e postos de combustível

incendio-em-arrabal-leva-ao-encerramento-da-a1

A auto-estrada n.º 1 (A1) foi encerrada ao trânsito em ambos os sentidos, devido ao fogo no Arrabal, informou fonte da GNR.

Segundo a mesma fonte, o corte da via ocorre entre Leiria e Fátima e deve-se às chamas que estão a lavrar na freguesia do Arrabal, em Leiria.

Este incêndio, que deflagrou pelas 13:47 horas, já levou ao encerramento da Estrada Nacional 113, que liga Leiria a Ourém, em ambos os sentidos.

Luís Lopes, vereador da Protecção Civil da Câmara de Leiria, explica que o fogo no Arrabal está a aproximar-se das localidades de Cardosos, Caldelas e Pereiras e está próximo de habitações, indústrias e postos de combustível. "Estamos a posicionar os meios e a enviar recursos para os locais", informa Luís Lopes, ao adiantar que o incêndio tem duas frentes activas.

Estavam no teatro de operações 195 operacionais, 53 viaturas e cinco meios aéreos, referia a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), às 17:20.

O fogo que surgiu em Lagoa da Pedra, na Caranguejeira, pelas 13:48 horas, também tem duas frentes activas e está, para já, a lavrar zona de mato, estando a dirigir-se para o Lavradio, no concelho de Ourém, distrito de Santarém, revela ainda Luís Lopes, ao destacar que estão a "reposicionar meios" no local.

"Vai ser uma tarde complexa e com muito trabalho", reforça o vereador.

Segundo a ANEPC, na Caranguejeira estão no local 157 operacionais, 50 viaturas e três meios aéreos.

Um automobilista relatou à Lusa, que circulava na A1 com a filha, em carros separados. "Ainda passei com as chamas na autoestrada, mas a minha filha foi desviada para a área de serviço de Leiria, para onde foram desviados os restantes veículos", disse.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, no Arrabal, às 16:41 horas, estavam no teatro de operações 114 operacionais, 30 viaturas e quatro meios aéreos.

O fogo na Lagoa Da Pedra, Teixugueira, na Caranguejeira, está a mobilizar 146 operacionais e 47 viaturas . Este incêndio teve início pelas 13:48 horas.