Sociedade

Incêndio de Pombal: bombeiros preocupados em defender "povoações no caminho" das chamas.

7 out 2017 00:00

"Há sectores [do fogo] que já se encontram dominados", mas as duas frentes activas progridem com intensidade.

incendio-de-pombal-bombeiros-preocupados-em-defender-povoacoes-no-caminho-das-chamas-7280

O incêndio florestal que hoje, ao princípio da tarde, deflagrou no concelho de Pombal, mantém esta noite duas frentes activas, mas, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), há sectores que começam a ficar dominados.

De acordo com a Protecção Civil, "há povoações no caminho" das chamas.

Os meios de combate estão essencialmente ocupados na defesa de habitações e outro tipo de edificações, sublinhou a mesma fonte, referindo que o efectivo mobilizado para o local já foi reforçado por 12 grupos, oriundos designadamente dos distritos de Aveiro, de Santarém e de Lisboa.

As chamas progridem em direcção ao concelho de Ourém (distrito de Santarém), no sentido das povoações de Lagoa de Santa Catarina e Ribeira do Fárrio, na freguesia de Abiúl (concelho de Pombal)

"Há sectores [do fogo] que já se encontram dominados", mas as duas frentes activas progridem com intensidade", sublinhou fonte da ANPC, referindo que "uma das frentes está com [meios de combate] insuficientes".

Já "estão a caminho" do local, por isso, grupos de reforço, oriundos dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Guarda e Lisboa, adiantou a ANPC, pelas 22:20 horas.

No terreno, estão a operar máquinas de rasto, essencialmente com o objectivo de travarem a expansão das chamas.

"Este é um incêndio muito complexo", porque tem avançado através de diversas ramificações, numa zona onde existem diversas pequenas localidades muito dispersas, acrescentou a mesma fonte, prevendo "ainda muito trabalho, durante a noite", para os operacionais envolvidos no combate às chamas.

O incêndio estava a ser combatido por 359 operacionais, por volta das 22:20 horas, aos quais se juntaram os meios que estavam a caminho. A esta hora, está no terreno um total de mais de meio milhar de operacionais, apoiados por mais de centena e meia de viaturas.

Lusa/JORNAL DE LEIRIA