Economia

Impacto do Moche Rip Curl atingiu os 10,6 milhões de euros

24 mar 2016 00:00

Receita fiscal ficou perto dos 1,3 milhões de euros

impacto-do-moche-rip-curl-atingiu-os-106-milhoes-de-euros-3490
Raquel de Sousa Silva

Ascendeu a 10,6 milhões de euros o impacto económico total da edição de 2015 do Moche Rip Curl Pro Portugal, etapa do principal Circuito Mundial de Surf (WSL CT) que se realizou na praia de Supertubos, em Peniche.

A receita fiscal gerada rondou os 1,3 milhões de euros. O estudo sobre os impactos, desenvolvido pelo Núcleo de Investigação em Surfing do Grupo de Investigação em Turismo da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, apresentado esta segunda-feira, revela que, daqueles 10,6 milhões de euros, cerca de 9,3 milhões foram impactos directos (volume de negócios), a que se juntam 1,3 milhões de impactos directos e induzidos.

No estudo não foram contemplados os montantes gastos pelos sponsors nem os impactos económicos relativos à imagem em consequência da exposição mediática. De acordo com o trabalho, a que o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, “Peniche é um bom exemplo de como os desportos de ondas - e toda uma estrutura física, humana e política - têm permitido desenvolver e valorizar a economia local e posicionar internacionalmente a cidade e o recurso mar.

Nos últimos anos, a organização da edição nacional deste evento internacional de surf em Peniche tem contribuído para esta realidade”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo