Sociedade

Il Capo: há um novo chef na cozinha italiana em Leiria

15 mar 2019 00:00

Negócio de família com bruschettine, massas e ossobuco.

il-capo-ha-um-novo-chef-na-cozinha-italiana-em-leiria-9995

O título do texto, este texto em que se cruzam Portugal, França e Itália, não é totalmente rigoroso. Na verdade, é um chef e uma chef, a liderar um autêntico negócio de família, com a ajuda dos dois filhos mais velhos, Lazzaro e Lucas.

O espaço chama-se Il Capo, como nos filmes de Coppola, e é um novo ristorante italiano em Leiria, encabeçado por Giuseppe Guglielmelli e Isabel Frazão. Marido e mulher, chegaram a França nos anos 80, com um ano e cinco dias de diferença, ele originário do sul de Itália, ela proveniente das Cortes, no concelho de Leiria.

Conheceram-se em Paris, a trabalhar na mesma rua, porta com porta. Isabel era funcionária da padaria onde todos os dias Giuseppe comprava o pão para o restaurante em que estava empregado. Conversa puxa conversa, um café leva a outro, o resto é história.

Em Leiria, para onde se mudaram recentemente, querem replicar o modelo que já testaram em terras gaulesas, noutro projecto próprio, o Il Cappucino, que mantiveram ao longo de década e meia. Prometem, no Largo da Padeira de Aljubarrota, à Rua Comandante João Belo, mesmo no centro da cidade, especialidades diárias com massas frescas confeccionadas localmente, por exemplo, cannelloni, rondelle e ravioli, que Giuseppe aprendeu a conhecer em casa, com a mãe e a irmã, na região de Salerno, muito perto de Nápoles. Também há charcutaria típica, o tradicional queijo mozzarella e vinhos importados de Itália. E sobremesas, claro: tiramisù e panna cotta, entre outras.

Tudo numa sala confortável, elegante e acolhedora, ideal para conversas discretas, jantares românticos e convívios de amigos. À moda do padrinho, sem as cenas tr&aacu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ