Viver

"III Simpósio Internacional Fusões no Cinema" acontece em Leiria

6 out 2016 00:00

Chamada de trabalhos até ao final de Outubro

iii-simposio-internacional-fusoes-no-cinema-acontece-em-leiria-5166
Jacinto Silva Duro

A "chamada de trabalhos" para o III Simpósio “Fusões no Cinema promovido pelos Caminhos do Cinema Português está aberta até ao final do mês de Outubro e pode ser realizada aqui.

III FUSÕES NO CINEMA - CHAMADA DE TRABALHOS
O III Simpósio Internacional Fusões no Cinema irá decorrer de 24 a 26 de Novembro de 2016, em Leiria. Esta 3.ª edição do Simpósio será coorganizada pelos Caminhos Film Festival e pela Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta, sendo que todas as propostas passarão por um processo de revisão por pares, realizado sob a forma de análise cega (blind-review), de modo a garantir a isenção e imparcialidade da avaliação.

Os trabalhos submetidos e aceites para comunicação serão, posteriormente, publicados nas atas do simpósio em formato electrónico. Os melhores serão publicados na Revista de Linguagem do Cinema e do Audiovisual do Latec-UFRJ.

Docentes, investigadores, oradores convidados, especialistas e artistas de diferentes áreas analisam, neste III Simpósio Internacional, as actuais práticas artísticas e educativas, os novos papéis dos diferentes agentes envolvidos na dinâmica criativa e operativa da arte, da educação e da cultura hoje.

1. COMUNICAÇÕES/TEMAS
Os Caminhos Film Festival e a Universidade Aberta convidam-no a submeter propostas de comunicação, em português, inglês ou castelhano, que não excedam os 1500 caracteres (incluindo espaços), nas seguintes linhas temáticas (que poderão ser alargadas a outras) do Simpósio:

Linha 1 – A Fusão das Artes no Cinema
As relações entre as diferentes artes e o cinema:
- Literatura/Argumentismo; - Interpretação/Representação; - Música; - Fotografia; - Artes Plásticas.

Linha 2 – Cinema e Tecnologia
A evolução tecnológica e a forma como o Cinema chega ao Espectador:
- Arquitectura;
- A legendagem, dobragem e audio-descrição;
- As Novas tecnologias, Internet e cinema;
- Os suportes, formatos e os novos media;
- Cinema e Jogos ou Cinema e Jogos Digitais.

Linha 3 – Cinema, Investigação e Educação
Cinema em diferentes ambientes pedagógicos (online e presenciais);
Cinema e Investigação em Contexto Educativo;
Práticas de Cinema na Escola;
Cinema e Novas Tecnologias em Educação;
Cinema e Redes Sociais em Contextos Formais e Informais de Aprendizagem;
Produção de Objectos de Aprendizagem (OA) Audiovisuais com Fins Educativos e recorrendo à Linguagem Cinematográfica.

Linha 4 – Cinema e Televisão
Abordagens teóricas, sobre a produção audiovisual em geral, incluindo todos os géneros e plataformas de difusão, enquadrando-a num contexto contemporâneo nacional e internacional; A análise das relações entre realização e produção de conteúdos cinematográficos e televisivos; Cinema e Televisão mundos paralelos ou interligados;

2. DATAS E SUBMISSÕES
Até dia 30 de Outubro 2016

A submissão de propostas deverá ser realizada aqui, através do preenchimento do formulário disponível.

As propostas de comunicação a apresentar devem incluir a definição e delimitação do objecto de estudo da investigação; a relevância e pertinência científica da proposta; os objectivos e a metodologia da investigação/análise utilizada; principais referências bibliográficas, e três a cinco palavras chave. Cada proposta de comunicação deve igualmente ser submetida com uma biografia do(s) autor(es) com até 750 cara teres (incluindo espaços).

Cada proponente poderá apresentar mais do que uma proposta de comunicação, sendo que as comunicações poderão ser apresentadas em co-autoria. Todas as comunicações terão a duração máxima de 20 minutos, independentemente do número de co-autores ou do número de comunicações por linha/painel.