Sociedade

Igreja de Nossa Senhora do Pópulo reabre no dia 15 de Maio

5 mai 2023 10:13

Edifício sofreu obras de restauro num investimento de cerca de 500 mil euros

igreja-de-nossa-senhora-do-popula-reabre-no-dia-15-de-maio
A igreja está situada junto ao edifício do Hospital Termal
DR

A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, nas Caldas da Rainha vai reabrir no próximo dia 15 de Maio, pelas 9:30 horas, com uma missa solene.

A reabertura surge após o fecho para restauro e conservação de todo edifício, que contou com um investimento de cerca de 500 mil euros, financiados no âmbito de protocolo celebrado entre a Direcção-Geral do Património Cultural, o Município das Caldas da Rainha e o Centro Hospitalar do Oeste.

A intervenção consistiu em trabalhos de limpeza da estrutura do edifício, tendo sido ainda restauradas esculturas de madeira, altares laterais, o altar-mor, a pia batismal, o órgão de tubos, os bancos da igreja e outros bens móveis.

Situada junto ao edifício do Hospital Termal, a igreja foi mandada construir pela Rainha D. Leonor e integra o património cultural e museológico do Centro Hospitalar do Oeste.

Após a missa celebrada pelo cardeal patriarca Manuel Clemente, segue-se a inauguração de uma exposição de fotografias e desenhos dos alunos da Escola Superior de Artes e Design e do Agrupamento de Escolas Raul Proença, que terá lugar no Museu do Hospital e das Caldas da Rainha.

A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo estará aberta durante o dia para visita livre da comunidade local, encerrando às 18:30 horas.

Pelas 19:30 horas, realizar-se-á um concerto de música sacra, cuja entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço.

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste congratula-se a com finalização deste restauro da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, pois é há muito desejado e que garante a salvaguarda deste património considerado Monumento Nacional, desde 1910, refere uma nota de imprensa.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com excepção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo 292.5346 habitantes.