Sociedade

Hugo Menino Aguiar explica saída da Associação Fazer Avançar

18 jan 2018 00:00

"Dar oportunidade" a uma nova lista e "garantir transparência".

hugo-menino-aguiar-explica-saida-da-associacao-fazer-avancar-7983

Hugo Menino Aguiar, presidente da direcção da Fazer Avançar, explica por que motivos sai da associação. 

"Estou demissionário porque é importante focar no Speak, que é um projecto que nasceu aqui em Leiria e que estamos a tentar escalar internacionalmente para tentar ajudar mais. Alguns membros da associação pediram à atual direcção para dar a oportunidade para se apresentar uma nova lista que possa focar em desenvolver projectos locais e é um pedido que faz sentido", disse ao JORNAL DE LEIRIA.

Sobre a auditoria às contas pedida pelo conselho fiscal, Hugo Menino Aguiar considera que é um exemplo de boas práticas.

"Porquê a auditoria às contas? Dá confiança aos apoiantes e associados. Especialmente agora na altura de mudança de direcção é importante deixar tudo claro, é mais um ponto de validação. Estamos disponíveis para ajudar neste processo e garantir sempre transparência", afirma.

Uma das associações mais activas em Leiria nos últimos anos, a Fazer Avançar está a viver uma crise interna que já levou o presidente da direcção, Hugo Menino Aguiar, a colocar o cargo à disposição.

As críticas ao dirigente chegam do universo de associados, mas, também, dos restantes órgãos sociais. Está pedida uma auditoria às contas, iniciativa do conselho fiscal, que pretende analisar a gestão das verbas relacionadas com o projecto Speak.

A próxima assembleia geral realiza-se em Março, com o objectivo de consumar a demissão e eleger uma nova liderança. Mas não se vislumbra, neste momento, alguém disponível para dirigir os destinos da organização.

Leia mais sobre a situação na AFA aqui: "Fazer Avançar: auditoria às contas e direcção demissionária".