Sociedade

Hotelaria, lar ou conservatório... A nova vida dos seminários

24 jan 2020 12:32

Unidades hoteleiras, conservatório de música, residência sénior ou escola profissional são alguns dos novos usos de seminários que fecharam na região.

hotelaria-lar-ou-conservatorio-a-nova-vida-dos-seminarios
Maria Anabela Silva

A redução de candidatos ao sacerdócio, por um lado, e a expansão do ensino, que há algumas décadas era, em boa parte, assegurado pela Igreja, levou ao encerramento de muitos seminários. Na região, alguns desses espaços têm vindo a ganhar nova vida, com a reconversão para novos usos, como a hotelaria, conservatório de música, residência sénior ou escola profissional.

O mais recente projecto de intervenção envolve a ala Sul do antigo Convento da Portela, em Leiria, propriedade da Província Portuguesa da Ordem Franciscana, que está a ser transformada em residência sénior, com capacidade para 60 utentes. Com abertura prevista até ao final deste trimestre, a unidade representa um investimento na ordem de 1,5 milhões de euros, feito pela empresa Primaworld, no âmbito de um protocolo celebrado com a congregação, que prevê a concessão e exploração da residência por um período de 30 anos.

Esta intervenção, sobre a qual não foi possível obter esclarecimentos de representantes da congregação, vem dar nova vida a uma área do convento que se encontrava devoluta há a

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ