Economia

Hotelaria e restauração precisam de 40 mil novos trabalhadores

11 jan 2018 00:00

Salários “esmagados” e horários "completamente esmagados" afastam pessoal, diz sindicato

hotelaria-e-restauracao-precisam-de-40-mil-novos-trabalhadores-7931
Raquel de Sousa Silva

Empregados de mesa, empregados de bar, copeiros, ajudantes de cozinha, empregados de quarto. Estas são algumas das profissões em que falta mão-de-obra no sector da hotelaria e restauração, segundo a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. O sector estima que sejam precisos 40 mil novos trabalhadores para fazer face ao crescimento da actividade.

“A nota que os empresários nos passam é que têm negócios para abrir e que não o fazem porque não têm recursos humanos suficientes”, disse ao Diário de Notícias Ana Jacinto, secretária-geral desta associação, explicando que a escassez se sente sobretudo em profissões de nível intermédio e mais baixo e que o sector precisa “urgentemente de mão-de-obra, mesmo que menos qualificada”. De acordo com esta responsável, cerca de metade das empresas de restauração estarão a sentir o problema.

“Em 2017 houve muita dificuldade na captação de recursos humanos, sobretudo com formação”, disse ao JORNAL DE LEIRIA Alexandre Marto Pereira. O administrador do Fátima Hotels Group lembra que no ano passado abriram muitas unidades novas e frisa que, se actualmente “se vive uma euforia” no sector, é preciso não esquecer que há quatro anos “se vivia uma calamidade”.

Para “perceber a dimensão do problema” da falta de mão-de-obra, a AHRESP levou a cabo um inquérito, que dá conta que a restauração e bebidas e o alojamento turístico precisam de cerca de 40 mil novos trabalhadores, a somar aos cerca de 53 mil empregos criados entre o terceiro trimestre de 2016 e o mesmo trimestre de 2017.

Ana Jacinto reconheceu ao DN que a prática salarial genericamente associada ao sector pode não ajudar a cativar interessados, mas lembra que recentemente foram dados passos com o objectivo de “valorizar e tornar mais atractivas” as funções nas quais se sente mais a falta de pessoal. Entre eles está o acordo colectivo assinado entre associação e sindicatos, que contempla que a progressão na carreira seja feita com base no desempenho e não na antiguidade.

Para António Baião, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro, há dois “problemas crónicos” no sector, que afastam potenciais trabalhadores: os salários “cada vez mais esmagados” e os horários “completamente desregulados”, que dificultam a conciliação da vida profissional com a familiar. “Por isso, os jovens fogem do sector ou emigram para países onde ganham mais e são tratados com preocupação socia

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ