Hospital de Santo André realiza primeira colocação de pacemaker via jugular
Saúde
Hospital de Santo André realiza primeira colocação de pacemaker via jugular
30 out 2025 11:25
Cardiologia realiza implantação de pacemaker através da veia jugular
Redacção
redaccao@jornaldeleiria.pt
O Hospital de Santo André, em Leiria realizou esta quarta-feira, pela primeira vez, dois procedimentos de implantação de pacemaker através da veia jugular.
Esta nova técnica consiste na implantação do dispositivo cardíaco através da veia jugular, apresentando vantagens significativas para o doente, nomeadamente a redução do risco de complicações associadas ao local de implantação, maior conforto e mobilidade no período pós-operatório, recuperação mais rápida e opção segura para doentes em que o acesso tradicional não é possível, refere uma nota de imprensa da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria.
Este procedimento inédito em Leiria é "um marco importante na área da cardiologia e na inovação clínica da instituição", acrescenta o comunicado.
Os procedimentos foram realizados com sucesso pela equipa de Cardiologia do Hospital de Santo André, liderada por Hélia Martins e por Davide Severino, com apoio de Pedro Cunha.
“Esta técnica amplia as opções de tratamento disponíveis e melhora significativamente a experiência e recuperação do doente”, sublinha David Durão, director do Serviço de Cardiologia, citado na nota de imprensa.