Sociedade

Hospital de Santo André celebra 25 anos

22 abr 2020 14:55

Instituição de Leiria é hoje “uma referência regional da prestação de cuidados de saúde diferenciados”

hospital-de-santo-andre-celebra-25-anos
Unidade "cresceu muito e diferenciou-se"
Ricardo Graça/Arquivo

 

O Centro hospitalar de Leiria (CHL) assinala esta quarta-feira, 22 de Abril, os 25 anos da inauguração do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração, destaca uma "história muito rica" de uma instituição que é hoje “uma referência regional da prestação de cuidados de saúde diferenciados”.

Criado a 22 de Abril de 1995, o Hospital de Santo André “cresceu muito, diferenciou-se, adoptou novas formas de prestação, diferentes tipos de actividades para além da assistencial, abriu novos serviços, alargou muitos outros”, salienta Licínio de Carvalho, citado numa nota à imprensa.

“Por aqui passaram e passam milhares de trabalhadores, de formandos e de estagiários, que marcaram o que o HSA e o CHL hoje são: uma instituição credível, sempre disponível, robusta nos seus processos e nas suas estruturas, que garante uma resposta aos nossos doentes compatível com as suas necessidades e expectativas, caracterizada por elevados padrões de excelência clínica e de qualidade organizacional, sem deixar de reconhecer, naturalmente, as nossas limitações”.

Em Abril de 2011 juntou-se ao HSA o Hospital Distrital de Pombal, constituindo assim o Centro Hospitalar de Leiria-Pombal e, em Setembro de 2013, a integração do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira daria origem ao Centro Hospitalar de Leiria.

A junção destas três unidades de saúde em Centro Hospitalar teve por objectivo promover a reestruturação do parque hospitalar numa lógica de integração e complementaridade, concentração de recursos e de compatibilização de desígnios estratégicos, tendo ainda como base critérios de homogeneidade demográfica, complementaridade assistencial e de existência de protocolos e circuitos de colaboração, explica o CHL.

“O reconhecimento da população que servimos tem sido evidente de várias formas, quer públicas quer privadas, o que bem demonstra a qualidade dos cuidados prestados, e que se deve inteiramente à dedicação e empenho dos milhares de profissionais que trabalham e trabalharam nos últimos 25 anos nas três unidades do CHL”, salienta Licínio de Carvalho.

“Reconhecimento esse que temos procurado honrar num processo de melhoria contínua que está, inclusive, certificado pela Joint Commission Internacional que acreditou o HSA em 2012, e em 2015 atribuiu a acreditação integral do CHL”, adianta o gestor.

O CHL tem uma área de influência que abrange uma população na ordem dos 400 mil habitantes, residentes nos concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós, Nazaré, Pombal, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Ansião, Alvaiázere e parte dos concelhos de Ourém e Soure.

#SEMFOMENAREGIÃO

Junte-se a uma grande causa

Ao assinar o Jornal de Leiria durante o mês de Maio, está a contribuir com 10€ para o combate à fome na nossa região.

Uma iniciativa com o apoio Makro

Saiba mais aqui.