Sociedade

Hospital de Leiria já tratou 80 doentes Covid-19

23 abr 2020 18:00

Instituição ainda sem profissionais infectados.

hospital-de-leiria-ja-tratou-80-doentes-covid-19
Esta quarta-feira, havia 38 utentes com Covid-19 internados no hospital de Leiria
Ricardo Graça

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) já tratou 80 doentes com Covid-19, dos quais 38 permaneciam internados na última terça-feira. Dados facultados ao JORNAL DE LEIRIA por fonte oficial do Conselho de Administração (CA) da instituição revelam ainda que, do total de pacientes internados por Covid-19, apenas cinco se encontram na medicina intensiva.

Até ontem, mantinha-se a informação avançada na passada sexta-feira, pelo presidente do CA, Licínio Carvalho, que dava conta de não haver no CHL “um único profissional contaminado em contexto hospital”. O administrador falava durante a homenagem a médicos, enfermeiros, auxiliares e demais pessoal de apoio hospitalar prestada por agentes de segurança e da protecção civil.

Na ocasião o dirigente, revelava ainda que, entre os internados com Covid-19, estava uma parturiente que deu à luz na passada quinta-feira, dia 16. O bebé não está infectado e a mãe encontra-se estável, adiantou o presidente do CA, referindo que este foi o primeiro caso do género no hospital.

Com esta homenagem, o Comando Distrital da PSP de Leiria, juntamente com a GNR, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Polícia Marítima e corpos de bombeiros quiseram demonstrar o seu “sentido reconhecimento” a todos os profissionais que exercem funções no Hospital de Santo André, em Leiria, que “têm mantido uma inexcedível postura, altruísta, empenhada e de inabalável dedicação”.

“Pretendeu-se, com este gesto, reconhecer publicamente o trabalho muito meritório e a dedicação dos profissionais de saúde no combate a esta pandemia”, disse no final da iniciativa Bruno Soares, porta-voz da PSP de Leiria. Para Licínio Carvalho, a iniciativa “dá corpo ao reconhecimento que toda a comunidade está a fazer aos nossos profissionais, que têm família, correm riscos, estão aqui disponíveis para tratar os doentes”.