Saúde

Hospital de Leiria estabelece acordo com Lisboa para cirurgia torácica

4 out 2022 12:21

Colaboração desenvolvida no âmbito da consulta de Pneumologia Oncológica

hospital-de-leiria-estabelece-acordo-com-lisboa-para-cirurgia-toracica
Protocolo incide na decisão terapêutica do cancro do pulmão
Ricardo Graça

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) estabeleceu um protocolo de colaboração com o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) para Cirurgia Torácica, no âmbito da consulta específica de decisão terapêutica do cancro do pulmão.

 

Numa nota de imprensa, o CHL explica que este acordo preconiza que os doentes, por consenso dos dois centros hospitalares, sejam identificados para cirurgia torácica, serão referenciados para o Hospital de Santa Marta do CHULC, após prévia avaliação da sua capacidade de resposta.

 

Considerando o número crescente de doentes com cancro do pulmão seguidos na consulta de Pneumologia Oncológica, a consulta específica de decisão terapêutica do cancro do pulmão que conta com o apoio do cirurgião cardiotorácico Paulo Calvinho, coordenador da Unidade Funcional de Cirurgia Torácica do CHULC, visa promover a melhoria da qualidade de serviços prestados aos doentes abrangidos.

 

Esta é também uma forma de “contribuir para a utilização racional dos recursos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), potenciar a gestão mais eficiente da capacidade instalada, com vista a fomentar ganhos em saúde e sustentabilidade do SNS e reforçar a partilha de experiências entre profissionais das duas instituições”.

Salvato Feijó, director do Serviço de Pneumologia do CHL, considera que este protocolo de colaboração “permite um acompanhamento especializado, multidisciplinar e diferenciado para os doentes diagnosticados com cancro do pulmão”.

“A parceria entre o CHL e o CHULC é um contributo decisivo para o tratamento de doentes complexos com cancro do pulmão que encontram no Centro Hospitalar de Leiria uma capacidade instalada ao nível dos grandes centros nacionais e internacionais e que vem demonstrar a constante procura de uma cada vez melhor e mais diferenciada resposta para estes doentes”, sublinha o especialista.

A parceria entre os dois centros hospitalares tem a validade de um ano, sendo automaticamente renovada por igual período, não existindo denúncia de nenhuma das partes dentro dos prazos legais.