Sociedade

Hospital de Dia de Psiquiatria cria grupo anti-estigma

16 nov 2018 00:00

Combater o preconceito da doença mental é o objectivo do projecto.

hospital-de-dia-de-psiquiatria-cria-grupo-anti-estigma-9482
Maria Anabela Silva

Fala-se sobre a doença, identificam- -se formas de promover a saúde mental e de “desconstruir temáticas” e capacitam-se pacientes, profissionais e comunidade para que possam ser “agentes promotores da destigmatização”.

É assim que procura funcionar o grupo anti-estigma, criado no âmbito do Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospital de Leiria (CHL), unidade que abriu há um ano, nos Andrinos, e que funciona como internamento intermédio.

“No processo terapêutico é extremamente importante que os utentes compreendam e aceitem as suas doenças, sendo que, para tal, é fundamental a redução do estigma associado”, frisa Cláudio Laureano, director do Serviço de Psiquiatria do CHL.

O médico explica que o grupo funciona “de forma interna e integrada” nas actividades de psicoterapia de grupo do Hospital de Dia, sendo dinamizado por uma médica (Ana Poças), uma psicóloga (Joana Correia) e uma terapeuta ocupacional (Carina Reis).

Conta ainda com o suporte da equipa de enfermagem e assistentes operacionais da unidade. O objectivo final é combater o estigma que ainda está associado às patologias do foro mental.

“O ser humano tem vindo a demonstrar uma cruel necessidade de distinguir a diferença com a afirmação do próprio e do seu grupo através da depreciação e preconceito do outro. A doença mental é exemplo disso mesmo e permanece como um rótulo desonroso para quem tem o infortúnio de viver com ela, quer pelo doente mental ser considerado perigoso quer por ser considerado fraco”, afirma Cláudio

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ