Saúde

Hospital de Caldas da Rainha ganha consulta de cardiologia pediátrica

15 nov 2023 12:03

Parceria com Centro Hospitalar Lisboa Ocidental visa garantir serviço de proximidade para as crianças, evitando deslocações aos hospitais centrais.

hospital-de-caldas-da-rainha-ganha-consulta-de-cardiologia-pediatrica
Médica do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental vai deslocar-se à unidade de Caldas da Rainha
Ricardo Graça

O Centro Hospitalar do Oeste passou a ter disponível consulta de cardiologia pediátrica, que funcionará em Caldas da Rainha.

A nova especialidade resulta de uma parceria com o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO), que permitirá a “presença mensal de uma médica especialista na consulta externa da unidade de Caldas da Rainha”, explica, em comunicado, o CHO.

Segundo aquela nota, além da realização de consultas, passarão a ser feitos “actos de diagnóstico”, como ecocardiograma transtorácico e ecocardiograma fetal, para “discussão de casos clínicos e decisão terapêutica”.

O protocolo prevê ainda que seja feita “referenciação de doentes para seguimento e/ou realização de procedimento no CHLO”.

“Pretende-se com esta parceria ter um serviço de proximidade para as crianças residentes na área de abrangência do CHO, evitando a deslocação de crianças e famílias para os hospitais centrais”, salienta aquele comunicado.

O CHO integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras e serve uma população de cerca de 298.390 habitantes.