Saúde

Hospital de Caldas da Rainha confirma pedido de demissão de chefes da urgência

15 abr 2022 14:41

Serviço de Urgência do Hospital de Caldas da Rainha mantém o seu normal funcionamento

hospital-de-caldas-da-rainha-confirma-pedido-de-demissao-de-chefes-da-urgencia

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) confirma ter recepcionado, na noite de quinta-feira, a carta de intenção de demissão dos chefes de equipa do Serviço de Urgência do Hospital de Caldas da Rainha e o pedido de encerramento do serviço.

Segundo uma nota do CHO, "as demissões respeitam apenas ao cargo de gestão de chefia de urgência e não ao exercício das funções clínicas que ocupam no Hospital de Caldas da Rainha".

O CHO garante que "a equipa de urgência continua a assegurar o normal funcionamento do Serviço de Urgência, mantendo-se em funções e providenciando todos os cuidados inerentes ao funcionamento do serviço".

O Conselho de Administração reitera a "total abertura para resolver as questões de organização interna" e "distribuição de serviço", ao informar que procura soluções.

"Tudo fará para continuar a manter o normal funcionamento da urgência e o reforço das suas equipas, visando chegar a um consenso entre os intervenientes", reforça a nota de imprensa.

Na próxima semana, diz o comunicado, será marcada uma reunião com os médicos visados, no sentido de serem encontradas soluções e na expectativa de que as dificuldades sentidas, ao nível de recursos humanos, possam ser ultrapassadas.

"O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste reconhece o trabalho difícil, mas empenhado, dos seus profissionais e reitera a necessidade da colaboração de todos os intervenientes na rede de cuidados, e também dos utentes, para que as urgências hospitalares sejam usadas de forma correcta", insiste.

Por isso, o CHO apela aos utentes que, em caso de doença, o "primeiro contacto deverá ser para a Linha SNS 24 – 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença".

O Centro Hospitalar do Oeste integra os Hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.