Viver

Homenagem à Mata. Exposição de Olinda Colaço mostra a paisagem que já não existe no Pinhal de Leiria

26 mai 2023 09:45

Para celebrar 50 anos de carreira, a pintora Olinda Colaço inaugura a exposição Homenagem à Mata, na Marinha Grande

homenagem-a-mata-exposicao-de-olinda-colaco-mostra-a-paisagem-que-ja-nao-existe-no-pinhal-de-leiria
No ateliê, junto a alguns dos quadros que vão estar patentes na Casa da Cultura
Jornal de Leiria

O gosto pelas artes corre na família de geração em geração – e também o apego ao pinhal aninhado entre a Marinha Grande e o oceano. “O meu avô materno era um apaixonado pela mata. Chegava ao domingo e dizia que ia ver o jardim dele”, recorda Olinda Colaço. “Ia ver os coelhos, as perdizes”. A pintora lembra-se bem dos piqueniques. “Ele tinha um carro com um burro e iam os netos todos”.

No próximo sábado, para assinalar 50 anos de carreira de Olinda Colaço, é inaugurada na Marinha Grande a exposição Homenagem à Mata, com mais de duas dezenas de obras de diferentes períodos que mostram uma realidade que já não existe: o Pinhal de Leiria (ou Pinhal do Rei, como também é conhecido) antes do incêndio de 2017.

Apesar do espírito de “comunhão e respeito” que está na origem da iniciativa, que pretende preservar a imagem de uma floresta “viva e verde”, a destruição da paisagem pelas chamas ainda é uma memória fresca.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ