Sociedade

Homem detido em flagrante por captura ilegal de meixão

5 fev 2019 00:00

Indivíduo pescava na foz do Rio Tornada, em Caldas da Rainha. Foi constituído arguido

homem-detido-em-flagrante-por-captura-ilegal-de-meixao-9820

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Protecção do Ambiente de Caldas da Rainha, deteve esta terça-feira, dia 5, em flagrante delito, um homem com 58 anos, por pesca de meixão, na foz do Rio Tornada, no concelho de Caldas das Rainha.

Em comunicado, a GNR informa que, no âmbito de uma acção de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares detectaram um indivíduo a pescar ilegalmente, através do manuseamento de uma arte de pesca denominada por capinete (ou arca). Foi apreendido o material utilizado na captura desta espécie e 219 gramas de meixão.

A enguia europeia (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por meixão, “está classificada como uma espécie em perigo e tem vindo a sofrer um acentuado decréscimo nos últimos anos, em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução”.

As 219 gramas de meixão apreendidas correspondem a cerca de 650 espécimes, com um valor estimado de 1640 euros no mercado final (países europeus e asiáticos), revela o comunicado.

O suspeito, com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência. O meixão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.