Sociedade

Hoje o almoço é na escola, com os chefs de amanhã

9 mar 2018 00:00

Conheça os restaurantes das escolas profissionais de Leiria, Nazaré e Ourém

hoje-o-almoco-e-na-escola-com-os-chefs-de-amanha-8257

Aquela entrada de perdiz e ovo escalfado com amêijoa sobre creme de ervilhas, aquele magret de pato com puré de batata doce e ragu de frutos vermelhos, e, a fechar, o bolo de amêndoa com ovos moles de Aveiro e gelado de limão. Tudo isto, e muito mais, na escola. Com preços entre 7,50 e 10 euros por pessoa. Basta bater à porta dos restaurantes de aplicação a funcionar em Leiria, Ourém e Nazaré, que oferecem uma alternativa mais elaborada para os almoços em dia de trabalho.

Na Escola Profisional de Nazaré (EPN), o chef Frederico Neto comanda a equipa que no próximo ano lectivo vai servir refeições todos os dias. Por enquanto, os almoços pedagógicos assegurados por alunos dos cursos de restaurante, bar, cozinha e pastelaria acontecem de 15 em 15 dias. Oito euros por pessoa incluem entrada, dois pratos principais, sobremesa, bebida e café, com os sabores do mar a descerem regularmente sobre a mesa.

"De todo o distrito de Leiria têm vindo reservas", adianta Pedro Ferreira, director adjunto da EPN, instituição que também aceita marcações especiais para grupos, se apresentadas com pelo menos uma semana de antecedência (262 182 107).

Na Escola de Hotelaria de Fátima, o restaurante de aplicação Claustro Monfortino não chega para as encomendas. Aberto há dois anos, só funciona mediante reserva (249 530 630) e entre as 12 e as 14 horas, mas "está sempre cheio", sublinha a directora executiva da associação de ensino e formação Insignare. "A opinião generalizada dos clientes é que servimos muito bem e é algo que ostentamos com orgulho", afirma Carina João Oliveira. Entrada, sopa, prato principal e sobremesa, 7,50 euros, com café e bebidas &agrav

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ