Sociedade

Hoje há festival Sopas do Mundo no Mercado Sant'Ana, em Leiria

1 out 2022 10:00

Evento inserido no 10.º aniversário da associação InPulsar

hoje-ha-festival-sopas-do-mundo-no-mercado-santana-em-leiria
.
Jornal de Leiria/Arquivo

No âmbito do 10.º aniversário da InPulsar, a Associação para o Desenvolvimento Comunitário promove hoje, dia 1, no Mercado de Sant’Ana - Centro Cultural Leiria, em Leiria, a iniciativa Sopas do Mundo, evento que se realiza a partir das 19 horas.

De acordo com a associação, a iniciativa "tem como obcjetivo mostrar a multiculturalidade gastronómica da cidade, com um final de tarde saboroso cheio de surpresas".

Desde a sua fundação, em 2012, a InPulsar desenvolveu 12 projectos. O primeiro foi o  Giró Bairro, focado na comunidade cigana da Cova das Faias, que continua activo. O mais recente é o Aqui Mundos, que trabalha a integração de jovens refugiados não acompanhados.

Em dez anos de actividade, a associação InPulsar apoiou mais de seis mil pessoas.  Por exemplo, já retirou 15 sem-abrigo das ruas de Leiria, contribuiu para reduzir o absentismo escolar das crianças da comunidade cigana, que reside no bairro social da Cova das Faias, e ajudou alguns doentes com hepatite a ficarem curados, garantindo-lhes acesso a consultas e tratamento.