Viver

História oral, concertos, performances no aniversário do Centro de Diálogo Intercultural

11 jul 2021 10:24

Às 17 horas, todos os dias, acontece um mini-concerto com o proprietário da mais conhecida mercearia do centro histórico de Leiria

historia-oral-concertos-performances-no-aniversario-do-centro-de-dialogo-intercultural
Vá conhecer as histórias que fazem a História de Leiria, no Centro de Diálogo Intercultural
Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

Se, por estes dias, nas imediações do Centro de Diálogo Intercultural (CDIL), instalado na antiga Igreja da Misericórdia, de Leiria, ouvir vozes e acordeão vindos do alto dos telhados, não se assuste.

Estará a escutar a voz e os testemunhos de alguns dos moradores mais conhecidos do centro histórico da cidade.

Este é apenas um dos cinco apontamentos que celebram o quarto aniversário da inauguração do CDIL, a acontecer entre 2 e 26 de Julho.

Mas voltemos às vozes. A ideia para a instalação, intitulada Unificador de Comunidades, partiu das mentes de Pedro Ferreira e de Luís Estrela, do ColetivU, que passaram várias horas a entrevistar estes protagonistas vivos da história local.

O resultado é o registo dos testemunhos do senhor Paiva, da D. Felismina, do senhor Ferreira (o da mercearia), do outro senhor Ferreira (o dos estofos), da D. Estrela, do Manel dos Filipes e do “Seco”, que pode ser escutado em vários espaços do CDIL, todos os dias, das 10 às 17 horas.

No exterior, graças a dois altifalantes instalado na torre, o senhor Ferreira (o da mercearia) torna-se senhor dos telhados e desfia as contas do seu rosário de recordações. <

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ