Sociedade

História e gastronomia ligam Peniche, Ílhavo e Murtosa

23 ago 2018 00:00

Peniche, Ílhavo e Murtosa estão a dinamizar um projecto que pretende promover os costumes dos três territórios piscatórios. Reinventar a gastronomia tradicional é uma das propostas, que conta com a participação do IPLeiria

historia-e-gastronomia-ligam-peniche-ilhavo-e-murtosa-9122
Daniela Franco Sousa

Há um património marítimo que une Peniche, no Sul do distrito de Leiria, a Ílhavo e Murtosa, no distrito de Aveiro. O seu passado comum, associado ao mar, à pesca longínqua, costeira e lagunar, deu origem a histórias locais, a costumes, práticas e actividades económicas que ainda hoje estão presentes em cada um desses territórios. E é para recuperar, valorizar e divulgar o património marítimo associado a cada um destes Municípios que está a ser desenvolvido um extenso projecto de programação em rede. Programação de actividade científica e de actividade cultural.

Em causa está o projecto Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades, financiado ao abrigo do programa Centro 2020, que é desenvolvido em parceria pelos três Municípios e que também conta com o envolvimento do Instituto Politécnico de Leiria. E cujo objectivo é promover, nestes três concelhos, entre 2018 e 2020, mais de 300 eventos do domínio artístico e do conhecimento.

E mais, adianta o site sobre o Territórios com História: através deste projecto intermunicipal, e ao longo dos próximos três anos, prevê-se que as três centenas de eventos venham a favorecer “o incremento do turismo cultural e o aumento da competitividade regional”. Pretende-se que este projecto “seja capaz de gerar uma oferta inovadora e atractiva contribuindo para o aumento de visitantes e das dormidas nos municípios participantes”.

E sobre o que versa a programação científica e cultural? O site explica que a programação do projecto será desenvolvida de acordo com quatro temas principais: Gastronomia de Bordo; A Mulher na Comunidade Piscatória, Memória Social, Comunidades e Protagonistas; Tradição da Construção eManutenção Naval. Quanto ao primeiro dos temas, Gastronomia de Bordo, já arrancou, explicou ao JORNAL DE LEIRIA Patrícia Borges, chef e docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), de Peniche, do Instituto Politécnico de Leiria, a quem cabe coordenar a reinvenção dos pratos tradicionais.

Os hambúrgueres e os tacos confeccionados à base de bacalhau estão entre as experiências gastronómicas que pretendem divulgar e reinventar o património marítimo dos concelhos de Peniche, Ílhavo e Murtosa.

Tacos ou hambúrguer de bacalhau?

Nos últimos meses, no âmbito da Gastronomia de Bordo, vários cozinheiros, liderados por Patrícia Borges, têm vindo a reinventar pratos com sabor a mar. O objectivo das suas investigações é aproximar a história dos três territórios e adicionar-lhe novos sabores. E algumas dessas experiências já puderam ser apreciados este mês, durante o Festival do Bacalhau, que decorreu na Gafanha da Nazaré, no concelho de &Iacu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ