Economia

História dos plásticos debatida amanhã na Marinha Grande

7 nov 2017 00:00

Evento decorre no CDRSP, na zona industrial, a partir das 12:15 horas

historia-dos-plasticos-debatida-amanha-na-marinha-grande-7513

Maria Elvira Callapez leva a efeito amanhã, quarta-feira, uma resenha histórica da indústria dos plásticos em Portugal, no âmbito do ciclo de seminários Manufacturing a Better Future, do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRSP) do Politécnico de Leiria.

A professora associada da Universidade Lusófona de Humanidades de Tecnologias apresentará um projecto interdisciplinar que conta a história dos plásticos na região e no País, com o propósito de analisar o crescimento desta indústria em Leiria, perceber as funções dos plásticos na indústria, mas também no quotidiano de todos, e o que esta indústria mudou na vida dos portugueses desde os anos 1930.

O projecto baseia-se em estudos técnico-científicos, industriais, sociais e históricos, e analisa ainda a relação da indústria dos plásticos com os conjuntos dos colaboradores e das chefias das empresas, assim como com as indústrias adjacentes, como a eléctrica e a do vidro. Apresenta também o estudo dos aspectos ambientais relacionados com os plásticos, realçando a necessidade da sua preservação, e destacando o papel dos plásticos no desenvolvimento do design industrial.

O projecto estuda também o impacto desta indústria na sociedade portuguesa, nos anos 1930, nomeadamente através da análise da história da Baquelite Liz, empresa local, que foi o berço da indústria de manufactura dos plásticos em Portugal.

Nuno Alves, director do CDRSP, explica que “este projecto é muito importante não só para a indústria regional, mas também porque poderá ser o embrião de um futuro Museu da Indústria, que esperamos que venha a ser criado na região, e que será ele próprio um espaço de estudo, e para o estudo, da indústria - nomeadamente dos plásticos”.