Sociedade

Helipista de Alcaria vai ter helicóptero em permanência

19 abr 2018 00:00

Dispositivo de combate a incêndios para 2018 com reforço de meios.

helipista-de-alcaria-vai-ter-helicoptero-em-permanencia-8531
Maria Anabela Silva

Cerca de uma década e meia depois de construída, a helipista de Alcaria, no concelho de Porto de Mós, vai passar a ter um helicóptero em permanência para apoio no combate aos fogos. A medida, anunciada pelo presidente da Câmara na última reunião de executivo, será uma das novidades do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, o autarca de Porto de Mós adianta que o helicóptero passará a estar em Alcaria “a partir do final de Maio”, revelando ainda que o Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro, sediado na helipista, evoluirá para “uma base operacional”, com reforço de meios humanos e de equipamentos.

“O GIPS ganhou importância. A nossa primeira preocupação foi assegurar a presença de um helicóptero, que dá um conforto diferente, o que já está garantindo”, diz Jorge Vala, frisando que a proximidade deste meio aéreo permitirá uma intervenção mais rápida “na região”.

O presidente da Câmara recorda ainda que esta era uma pretensão “antiga” do município, que reclamava um maior aproveitamento da helipista, construída há cerca de 15 anos, e que, nos últimos anos, tem servido apenas como plataforma logística de apoio ao combate e à prevenção de incêndios, acolhendo actualmente a base do GIPS.

A nova Directiva Operacional Nacional (DON), divulgada pela agência Lusa, define que o combate aos fogos passa a estar organizado entre o “permanente” e o “reforçado” dividido por quatro níveis de prontidão.

 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
SAIBA COMO