Sociedade

Helena Rafael substitui Guilherme Valente na liderança da Gradiva

5 out 2023 16:51

O editor, natural de Leiria, deixa o projecto que fundou há 42 anos. Será substituído pela sua sobrinha, até até agora assessora de imprensa da Gradiva.

Helena Rafael
Helena Rafael
DR
Guilherme Valente
Guilherme Valente

Guilherme Valente, de 82 anos, anunciou, esta semana, que está de saída da Gradiva, a editora que fundou há 42 anos. O cargo de director executivo passa agora a ser desempenhado pela também leiriense Helena Rafael, que tinha a seu cargo a comunicação e assessoria de imprensa da editora.

Segundo o semanário Expresso, Guilherme Valente anunciou, através de uma mensagem publicada na sua página de Facebook, que deixa “realmente e formalmente” de ser o editor da Gradiva, cedendo o lugar a Helena Valente Rafael, sua sobrinha e responsável pela comunicação da empresa. A assessora é também colunista do JORNAL DE LEIRIA, com o qual colabora há vários aos.

Fundada em 1981, a Gradiva têm-se destacado pela divulgação científica em Portugal, através da publicação do trabalho de autores internacionalmente reconhecidos como Carl Sagan, Stephen Hawking, Hubert Reeves, Richard Dawkins, Stephen Jay Gould.

A editota detém ainda os direitos sobre a completa do filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço e tem no catálogo nomes como Umberto Eco,Giuliano Empoli, Hubert Reeves Ian McEwan, Kazuo Ishiguro, Michael Cunningham, Hubert Reeves e Carl Sagan, entre outros. Durante anos, editou os livros de José Rodrigues dos Santos e, nos últimos tempos, tem também incrementado a publicação de banda desenhada

Guilherme Valente nasceu em Leiria em 1941. Editor e ensaísta, é licenciado em Filosofia e pós-graduado em Relações Inter-Culturais, tendo integrado o Conselho Nacional de Educação e o Conselho de Opinião da RTP, entre outras instituições. Em 1981 fundou a Gradiva, que dirigiu até agora. Deu aulas na Universidade de Macau e é comendador e grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique